sa

sábado, 11 de outubro de 2008

Liberdade de Expressão

Este tema vem na sequência do post do meu amigo Pedro Resende(podem ler acerca disso aqui ) que fala acerca de um polémico cartaz do PNR.

Toda a gente fala da liberdade de expressão, mas na verdade aparentemente anda por aí muita gente que não compreende muito bem o conceito de "liberdade de expressão".
Começando pelo PCP, cujo lema de propaganda é sempre a liberdade de expressão, poder ao povo, etc, têm um secretário geral eleito pelo comité central(são cerca de 200 pessoas), à cerca de 4 anos. Curiosamente, nunca ouvi os militantes do partido criticar o líder, propôr eleições ou até mesmo fazer comícios de modo a fazer debate interno. Já para não falar que o último secretário geral , Carlos Carvalhas, esteve 12 anos no cargo.
No caso do partido do Sr. Sá Fernandes, as coisas também não estão muito melhores, com a desculpa de que o cartaz era claramente ofensivo e colocava em causa o princípio da igualdade e da dignidade social(não discuto que não fosse no entanto, podia ter procedido forma mais transparente), mandou retirar o cartaz sem qualquer parecer das entidades competentes. Já para não falar que em 9 anos de BE, o único líder que eu conheço é Francisco Louça, que foi eleito na IV Convenção nacional em 2005.
Em termos internacionais existem exemplos bem piores, como é o caso do regime Castro, em Cuba, em que a internet tem um acesso muitíssimo restrito, algo quase irreal nos dias de hoje.
É claro que da direita também temos péssimos exemplos, no regime de Salazar, se por acaso o PC colocasse um cartaz contra o regime, esse cartaz era imediatamente retirado e a pessoa ou pessoas responsaveis eram condenadas.

Para mim, a liberdade aplica-se a todos os Homens. Essa liberdade acaba quando começa a liberdade do próximo.

12 comentários:

I. disse...

Na teoria " a liberdade acaba quando começa a liberdade do próximo" funciona muito bem, o único problema é que as fronteiras dessa mesma liberdade são frágeis e pouco definidas. Tudo funciona de forma muito mais fácil se em vez de pensarmos em termos de liberdade da nossa pessoa e dos outros, pensarmos em respeitar-nos a "nós próprios"

Koiote disse...

Não vou estar a comentar para não estar a repetir o Mike e a Irina, apenas digo que concordo em ambas as opiniões.

Anónimo disse...

Para não estar a repetir o que o Mike, a Irina e o Koiote... apenas posso dizer que é certo que a Liberdade de Expressão é um conceito díficil que já entra muito no terreno do Bom Senso de cada um, que justamente é também um termo não muito fácil. Por isso acho natural que haja confusões e polémica nas discussões do tema.
Mas afinal qual é a liberdade que não impoe as suas regras?
Na verdade, acho que é preciso saber algumas coisas, ter algum conhecimento de vida para poder usufruir dela correctamente.
Liberdade esta que tal como todas as outras é escrava de si, na medida em que, se dizes uma coisa terás de responder por ela.
Em Portugal existem algumas coisas que são censuradas e nan deviam e vice-versa.
Neste caso, acho que a CENSURA esteve bem, afinal chamar "ovelhas negras" e criminosos aos imigrantes pode deixá-los um bocado... danados!
Rotular nunca deu bons frutos, pelo menos no que diz respeito às Pessoas.

V disse...

Em relação à proíbição da Internet encontrei esta imagem bastante curiosa, como podemos ver existem ínumeros países onde tal existe:
Internet Blackholes

Quanto à liberdade é óbvio que é para todos os seres humanos, basta ler o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos do Humanos:
ARTIGO 1.º
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Agora a parte do "Essa liberdade acaba quando começa a liberdade do próximo." é complicado, porque primeiro é uma frase clichet e segundo é díficil delimitar isso, mas no seu essêncial claro que concordo..todos devemos ter a nossa liberdade e respeitar a liberdade dos outros :)

Anónimo disse...

Boas pessoal...livre!

Tema interessante este que se começou a debater por estas bandas...e complicado como já foi referido pelos excelentíssimos participantes deste blog (blog este de bastante qualidade, devo afirmar. :p)

Antes de mais. Mas mesmo muito antes, atenção!
Nenhum de nós que escreve neste blog, tem idade suficiente para entender o conceito de liberdade de expressão. Somos uns afortunados da vida! Nascemos com esse conceito aparafusado às nossas cabeças, quando, no entanto, nunca nos vimos privados de tal "conceito"/"sentimento"/"maneira de estar"...não sei bem como lhe chamar, na verdade!

Devo referir alguns exemplos, dos quais estou que seguro que os meus caríssimos amigos estão conscientes, da história mais recente do nosso querido país...a Tugolândia.

Decorriam os gloriosos anos 60 e 70 em PT, quando, a partir das 20h, 2 ou mais pessoas juntas na rua eram consideradas uma ameaça à Nação. Uma concentração de pessoas que atentava aos princípios básicos de PT, um aglomerado de indivíduos que conspirava contra o Governo...enfim, não nos passa pela cabeça o que seria isso...resta-nos imaginar e ouvir as histórias dos nossos pais e avós!

Realmente, a velha máxima (para saberes o que é o doce, tens que provar o amargo!) aplicar-se-á na perfeição ao que estou a tentar expor-vos.

@Mike
Meu mais que caríssimo amigo...e irmão!
Não posso estar de acordo contigo...melhor ainda, não estou de acordo com a introdução que fizeste dos partidos de esquerda neste tópico da liberdade. Desculpa, mas o cu não tem nada a ver com as calças!
Mano, os partidos são organizações políticas, com um certo caríz social e associativo, dos quais só é membro quem quer! Estás de acordo com os seus ideiais? Ficas. Não estás de acordo com as idealogias e metodologias aplicadas? Vais-te embora.

Se bem te recordas, fui bastante tempo militante do PCP...até que surgiu "a rebelião" da ala dos renovadores, na qual eu me inseria bastante bem.
Não sei se te recordas...foi quando o saudoso camarada João Amaral (Respeito à sua memória!!!), que encabeçou o movimento da reforma do PCP com outros dignatários do panorama comunista e de esquerda de PT...tais como Edgar Correia ou o histórico militante dos tempos de Abril, Carlos Brito, foram afastados do partido. Uma vergonha! Um ultraje! Um INSULTO à
L I B E R D A D E D E
E X P R E S S Ã O ! ! !

Que solução? que fazer? Meu amigo, fui-me embora, se bem te lembras. Não posso pertencer a uma "associação ou movimento político" que vai totalmente contra o que eu penso.
O que penso eu? Liberdade sim. E eu digo que a liberdade começa quando o respeito pelo próximo entra nos ideais.

Ora bem, depois de rápida análise, deste "desabafo"...creio que será fácil concluir que estou totalmente de acordo com o Sá Fernandes. Que direito tem esses gajos de insultar quem quer que seja? Mas será que não temos já exemplos parvos o suficientes, do estúpidos e intolerantes e ignorantes (perdoem a falta de vírgulas...mas estou entusiasmado!) que são os gajos do PNR em particular, e da extrema direita em geral??


També não posso estar de acordo com a, demasiada, incidência na ala esquerda em ralção ao tema da Liberdade de Expressão. É verdade...temos exemplos mais que suficientes do mal que pode ser a extrema esquerda...mas fdx, fdx fdx mesmo(!!)...temos muitíssimos mais exemplos do que foram as políticas xenófobas e racistas da extrema direita, na história mais recente do nosso planeta.

Desculpem desculpem desculpem a minha intolerância! Mas não posso admitir que esses partidos exponham os seus ideiais dessa maneira, quando querem e qd lhes apetece! NÃO É JUSTO! Sabemos perfeitamente o que vai na cabeça doente dessas pessoas! E NÃO O PODEMOS PERMITIR.
Mas as pessoas esquecem-se, que 30% da nossa população era emigrante nos anos 50/60/70?? E os laços de amizade que temos com as nossas ex-colónias? e a responsabilidade moral de ajudar os nossos conterrâneos dos PALOP, depois de toda a merda que lhes fizemos?? São países destroçados, em grande parte, por culpa de PORTUGAL!

Outro ponto interessante que deverá ser referido, sem qualquer margem para dúvidas, é que o vosso "amigo" Freaka (gosto de pensar que me consideram vosso amigo :p ), é emigrante! Em Espanha sou imigrante! E tenho que vos dizer...que sou muito bem tratado por nuestros hermanos. E agora digam-me...e se houvesse um partido de direita por estes lados que fosse contra a imigração?? E se houvesse realmente, gente que fosse apoiar tais ideais?? o que seria de mim pessoal?? Era apedrejado? Linchado publicamente??

Bem, creio que afinal seria apenas expulso de Espanha e já está...mas nunca fiando!

LIBERDADE = RESPEITO PELOS OUTROS

Um abraço sentido, as usual


Freaka
=)

Anónimo disse...

E e e e e e e e e e fdx!

Depois deste desabafo todo, esqueci-me de uma coisa bastante interessante:

@César
Camarada, gostaria imenso que pudesses comentar tudo isto, de forma mais concisa do que o fizeste.
Uma coisa é estarmos sempre na galhofa com as nossas divergências políticas e ideológicas, outra coisa é conversar e discutir assuntos extremamente pertinentes, como é o caso. Diz-me lá o que pensas que fiquei curioso de te "ouvir"!

Um abraço, portem-se mal mulas!

Ufff, depois desta diarreia mental...vou mas é inspirar-me e fumar um CANHÃO!

Bem haja,

Freaka

Koiote disse...

Boas pessoal, após solicitação do Freaka vou escrever para aqui mais dúzia de palavras para exprimir a minha opinião e explicar o que penso sobre um conjunto de coisas que no fundo são quase tudo o que ja disse no blog do Resende... Mais coisa menos coisa. Colocar um som ambiente, Tara Perdida!

À uns anos atrás não ligava muito à política, foi algo que nunca me chamou muito a atenção, depois la comecei a ver o que se passava e a achar piada a um partido ou outro, mas isto apenas por o meu pai ser daquele partido. Passado algum tempo, tendo mais alguma noção do que se passava e começando a ter uma opinião mais crítica, os meus próprios ideais lá me virei para a direita, na altura PNR, hoje ja me deixei mais disso, assumo-me como Nacional Socialista mas já não ligo muito aos partidos que temos por cá. Com os partidos de esquerda não simpatizo devido aos seus ideais, com os do centro também não dado que tanto PS como PSD no fundo são basicamente a mesma coisa, utilizam as políticas que ficam bem perante o eleitorado, em altura de eleições não fazem mais nada do que inaugurações e políticas ainda mais amigas das massas tudo para cativar os votos. Nestes partidos, quando se encontram no governo também se nota a existencia de tachos e facilidades para os amigos e para todos aqueles que têm poder. Isto não significa que os partidos que até ao momento não formaram governo não sejam iguais, apenas não existe ainda esse exemplo, mas penso que no fundo seja tudo a mesma coisa, a política funciona assim. Em Portugal à direita temos o CDS, que basicamente são o atrelado dos partidos do centro, o seu principal objectivo é fazer coligações com estes partidos de modo a poderem ter alguma visibilidade, defender os ideias de direita não é com eles, a não sei algumas ideias daqueles que se têm quando dá jeito de modo a tentar chegar a um numero maior de pessoas naquele momento. Em relação ao PNR, partido com que cheguei a simpatizar e que nem sequer tem representação partidária passo a explicar porque é que já não me diz grande coisa. O PNR é um partido que funciona quase como o CDS, apenas faz campanha, manifestações e discursos sobre temas que na altura ficam bem perante a população, quando há outros assuntos mais sérios, não se pronunciam ou não se dá por eles. Claro que isto também é o que vejo na impressa ou na televisão, não passo a vida a ver discursos de líders de partidos ou a ver as suas páginas na internet para ter a noção de tudo o que dizem, também não há paciência para tanto.

Já que se falou em comunicação social pode-se sempre divagar um pouco sobre a informação que nos chega. A comunicação social hoje em dia de imparcial não tem nada, todos os dias estamos sujeitos a informação que nos chega de jornalistas que não conseguem ser imparciais, nas notícias conseguem colocar sempre a sua opinião sobre o assunto e mesmo sabendo nós isto e tentando ler e ver as coisas de uma forma limpa e real, torna-se difícil devido a quantidade de informação que nos chega diariamente. Claro que é preciso notar que existe "censura" sobre o trabalho jornalistico e a culpa nem sempre pode ser do jornalista em si mas de terceiros, é preciso ter este factor em conta. Por exemplo á uns tempos atrás e mesmo hoje em dia, muitas notícias do tipo: jovem assalta isto...; jovem isto, jovem aquilo.... Qual o problema de se dizer que o jovem não era Portugues, ou que era de etnia cigana ou que era basileiro ou que era negro? Se não existe problema em dizer que era um Portugues branco, porque pode haver em dizer o contrário? Quando a CP disponibilizou uns videos sobre assaltos na linha de Sintra(acho que era isto) todos os videos eram de "jovens" de raça negra. Claro que depois de os videos passarem na televisão todas as associações de defesa disto e daquilo cairam em cima da televisão e a CP, acusando-os de racismo e xenófobia. Agora a minha pergunta é a seguinte: se são eles que fazem os assaltos, o que é que a CP era suposto fazer? Seria melhor terem feito umas simulações de assalto com portugueses brancos para depois então darem os videos as televisões... Claro que depois disto os jornalistas, e os meios de comunicação sintam que têm de ter algum cuidado com o que dizem para não virem a ter problemas e chatices depois. O lema é mais, vamos dar as notícias mas de forma a que ninguem se venha a queixar depois, isto lima-se uma aresta aqui e outra ali e no fim fica uma maravilha e ninguém se queixa. Ou seja, as informação deve ser transmitida como realmente aconteceu ou deve ser transmitida de forma e não ferir susceptibilidades?

Fora dos meios de comunicação também têm acontecido bastante exemplos por cá de alguém que tem um cargo, critica o governo e ao fim de algum tempo esta com um par de patins a deslocar-se para a rua.

Após este pequeno extra, siga lá então voltar para o que tinha pensado inicialmente em responder. Direita, porquê direita? Então a resposta a isto é simples, porque simpatizo mais com a direita. Secalhar é explicar melhor. Na minha opinião o País apenas se endireita quando tiver um partido de direita que faça valer os seus ideais. É preciso fazer cumprir a lei, é preciso ter um punho de ferro sobre a criminalidade, não é com medidas brandas e suaves que o crime vai abrandar. Os Portugueses precisam de se sentir seguros no seu País e todos os que atentam contra este direito devem ser punidos. Se forem de nacionalidade portuguesa devem ser presentes a um juíz e condenados pelos seus crimes, caso não sejam devem imediatamente ser expulsos do País, já cá temos muito lixo, não precisamos de mais. Por outro lado, para os que se encontram detidos, a sua prisão não pode ser um campo de férias com cama, comida, roupa lavada e actividades para os tempos livres. Mas afinal o que é isto, andamos nós a pagar impostos para que aqueles que não merecem tenham tudo o que necessitam, já basta que os nossos impostos sejam usados para pagar aos guardas prisionais, não precisamos que os usem com aqueles que nos prejudicam e que não merecem. Existem muitos trabalhos que os detidos podiam fazer, trabalhos necessários e úteis para o bem e para o desenvolvimento do País. Não lhes apetece fazer isso? Azar o deles, estão detidos por algum motivo, pensassem nisso antes. Onde é que se admite que pessoas que são apanhadas em flagrante, com grandes arsenais bélicos, que estão indiciadas por vários crimes e etc, vão a um juíz e sejam postos em liberdade ou que até nem cheguem a ser presentes a um. Como se sentiram os polícias, investigadores e inspectores que ajudaram na sua detenção se hão-de sentir ao ver situações destas??? Porque é que os polícias não podem usar as suas armas? E sempre que as usam cai logo o carmo e a trindade em cima dos mesmos porque afinal os criminosos coitadinhos não mereciam levar com um tiro em cima... Não me vou estar a alongar para os criminosos de fato e gravata, porque para esses o tratamento devia ser igual. Criminoso é Criminoso independentemente do seu cargo ou do seu posto.

A imigração, não sou contra, mas acho que deve existir um controlo, somos um País pequeno, não podemos abrir as portas a toda a gente. Se são pessoas que apenas procuram uma melhor qualidade de vida, que têm contratos de trabalho, que estão legais, tudo bem, não tenho nada contra. Agora se vêm apenas para aumentar as estatisticas de criminalidade ou para roubar o trabalho que podia ser feito pelo Portugueses isso estou contra. Pode-se sempre dizer que os Portugueses não querem fazer certos trabalhos e coisas semelhantes, isso é verdade, mas de certeza que esses Portugueses ou estão a receber subsídio de desemprego ou então o rendimento minimo. Se concordo com isto, claro que não. As pessoas ou apresentam uma razão válida para não aceitarem um trabalho ou então esse rendimento deve ser cortado. O rendimento minimo para pessoas que podem trabalhar? Sinceramente, isto para mim é a maior palhaçada que pode haver, como é que isto é possível! Para mim, este rendimento devia haver para pessoas que por algum motivo não podem trabalhar, um deficiência ou outro problema qualquer grave, e não teria de ser minimo, até poderia ser mais, agora quando se gasta com quem não mereçe é claro que aqueles que realmente precisam é que ficam a arder.
Ora rendimento minimo garantido... casas garantidas. Foda-se mas afinal que merda é esta? Estará tudo contra quem trabalha e leva uma vida séria? Porque se tem uma barraca ilegal e ela tem de ser demolida a câmara dá uma casinha nova que apenas tem uma renda simbólica. Resumindo, se trabalhas, pagas impostos e descontas, tens de pedir um emprestimo ao banco, passas o resto da vida a trabalhar para pagar a casa que te custa 3 vezes mais e caso não pagues o banco ainda te fica com a casa. Para os outros casinhas novas e no fim ainda têm a lata de dizer que não gostam da zona, que a casa é pequena e coisas do género. Isto para mim é a gozar com as pessoas. Já para não falar que grande parte destas pessoas têm grandes vidas e grandes carros. Depois ainda há sempre pessoas que se vêm queixar que estas casas criam "guettos sociais" e coisas do genero, mas queriam o quê condominos fechados com piscina no meio junto à praia a um preço simbólico? Este é um discurso que a esquerda usa muito, á e tal coitadinho... Foda-se coitadinho é de quem trabalha e faz as coisas como deve ser e no fim ainda esta sempre fudido.

Já que falas-te nas ex-colónias posso dar a minha opinião também, sim fizemos merda, ou secalhar fizemos merda não sei ao certo, mas agora por termos feito asneira, vamos ter de pagar para o resto da vida pelos erros que foram cometidos á 10? 50? 100? 500? Anos atrás... Não temos obrigação nem de dar dinheiro nem de acolher para sempre pessoas dos países colonizados. Macau também esteve sobre administração Portuguesa e no entanto é um País civilizado não passam a vida a dizer mal de nós nem a imigrar para cá. Se nos outros paises não souberam cuidar de si, se não conseguem evoluir a culpa não ha-de ser nossa e não podemos estar sempre a pagar por isso. E sempre ouvi dizer que muitos destes países são muito ricos em termos de matérias primas e que têm grande potêncial só que as coisas não se fazem sozinhas é preciso trabalhar para isso. Mas secalhar aqui é que esta o problema, a vontade de trabalhar, as coisas sabem melhor quando aparecem sem se ter de trabalhar.

Voltando à direita/esquerda, outra coisa que não percebo sobre a esquerda é o facto de sempre que a direita faz alguma coisa, a esquerda tem de vir cair logo em cima, qual a necessidade. Se existe um comentário vêm logo criticar, se existe uma manifestação vão logo fazer uma contra-manifestação! Ou seja, se existe um grupo de direita a fazer uma manifestação, a esquerda faz logo uma contra-manifestação ao mesmo tempo, e isto serve para o quê? Criar confusão! Não se podiam manifestar em outra altura. Parece que existe uma necessidade de cair em cima e que causar confusão. Já para não falar que ideias de direita são fachistas, não importa o que são, direita é fachista... Mas ... È fachista! Ou seja, a esquerda é democrática para todas as ideias de esquerda, as outras ja não se podem defender porque são fachistas.

E para terminar e como não poderia deixar de ser. Direita = Nazismo = extreminio em massa. Antes de mais não estou a dizer que Hittler foi um santinho e que não matou ninguém. Mas a visão que temos sobre a segunda guerra, é a visão dos vencedores e como se sabe convem sempre dizer as coisas como eles foram mas acrescentando mais uns pózinhos para as coisas terem mais piada. Porque é que há estudos que dizem que é impossivél fazer um extreminio de uma certa quantidade de pessoas com aquelas condições? Porque é que há pesquisas sem resultados onde supostamente estavam valas comuns com milhares de cadávers? Porque é que é crime negar o holocauto? Porque é que a alemanha ainda paga valores enormes de idemnizações a Israel? E porque é que tudo o que seja contra o holocauto nunca tem qualquer tipo de impacto? Será que agora também existem verdades impostas, não se pode questionar certos assuntos?
Já que se fala nisto alguém me sabe dizer porque é que se sair a rua com uma t-shirt com a cara do Hittler ou com uma cruz suastica so logo crucificado, no entando existe muita gente com t-shirts do ché Guevara, com a foice e o martelo comunista e mesmo que algém saia com um roupa qualquer com a cara do Estaline estampada ninguem diz nada. È que segundo se diz o comunismo matou mais pessoas até hoje do que o nazismo no entanto é tolerado enquanto que o nazismo não e eu ja nem digo nazismo, basta dizer direita que automáticamente tenho um rotulo de nazi. Será que na Russia não havia campos de concentração? Será que os opositores ao comunismo e a estaline não era perseguidos? Será a China um exemplo dos direitos humanos? A Coreia do Norte? Cuba? E em relação ao Ché, o grande defensor da população... pois, mas aqui deve-se dizer que se tratava da população que tinha os seus ideiais, o resto também era fuzilado. Mas claro, era um defensor do pobres e dos oprimidos. Claro que muitos destes factos nunca se chegam a saber porque estes países não perderam uma guerra e assim as histórias que ouvimos é as que eles próprios contam sobre eles, não as que os vencedores iriam contar.

Em relação á política acho que a direita é demasiado criminalizada enquanto a esquerda exaltada. Mas acho que para o País se levantar é preciso um certo e determiando conjunto de medidas de direita que não estou a ver nenhum dos partidos que existem a ter coragem de as aplicar.

Peço desculpa pela extensão do comentário, mas ja que uma resposta foi pedida, aqui esta ela, talvez um pouco confusa desorganizada mas foi o que se conseguiu arranjar. Alguma dúvida é so avisar.

Fiquem bem.

Anónimo disse...

César, grande camarada e amigo!! =)

Fugiste completamente ao cerne da questão man...LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Tomaste o meu comentário como uma picardia contigo, qd já deverias saber que sempre que me pico ctg é na "galhofa"...

Já te responderei...agora agora vou começar a pintar a minha casa! =)

be cool my RIGHT brother!

Freaka
=)

Koiote disse...

Sim, por acaso esquecime de dizer mais umas coisas, depois logo escrevo mais umas linhas, mas apenas meia dúzia, não vai ser mais nenhum testamento. Nepes, não é uma questão de picardia, tinhs pedido a minha opinião sobre meia duzia de cenas, e foi o que fiz questão de esclarecer, faltou a cena da liberdade de expressão.

Pintar casa? lol

V disse...

Bem,

contrariamente aos testamentos aqui da malta, tenho uma pergunta para o mike:

Estamos para aqui a falar de Esquerda/Centro/Direita, de organização interna do partido..mas..já pensaste no partido monárquico? Será que eles fazem eleição do secretário geral do partido? LOL

Anónimo disse...

Oh V., my dearest friend da Vermelha...Cadaval...West Part of Lusitânia:

Esses gajos da monarquia nem deviam ser designados por partido pah...akilo passa de pai para filho...nem k seja necessário procriar com parentes em 1º grau!
Tudo em nome do "sangue puro"!

Otários!

LOL

Freaka

mike disse...

O partido monárquico existe?!?! :S Mas esses gajos não defendem a democracia!! Porque raio criaram um partido?? Algo de incoerente se passa com essa gente.