sa

domingo, 12 de abril de 2009

Bem vestir.

Algo que nunca percebi foi a exigência de certos tipos de vestuário para certos trabalhos. A semana passada, surgiu a notícia de que as funcinárias da loja do cidadão de Faro teriam de ter certos cuidados com o vestuário quando se apresentassem ao trabalho, como por exemplo :
"O uso, em serviço, de blusas decotadas, saias muito curtas, gangas, perfumes com cheiro agressivo, roupa interior escura, saltos altos e sapatilhas, é proibido às funcionárias da Loja do Cidadão de 2ª geração de Faro" .
Isto até se torna dificil de escolher por onde começar... Blusas decotadas? Isto compreende-se, no verão nada melhor do que andar com gola alta, depois mete-se o ar-condicionado a 1º e poupa-se assim bastante energia! Outro aspecto que nunca percebi foi porque não se podem usar gangas, que mal é que têm umas calças de ganga? E não esquecer também que se usarem roupa preta, a roupa interior tem de ser branca. E muito cuidado com o calçado, até porque as funcionárias estão sentadas atrás do balcão, ter saltos altos é capaz de ser agressivo para a vista do cidadão!!! Mas que "LOOL".

Depois apareceu uma senhora da Agência de modernizção administrativa a exlicar a existência de tais regras, eu quando olhei para ela percebi logo o porquê das regras, e diz ela que é da agência de modernização. Depois deu também o seguinte exemplo:
Imagine que vai a um banco e o atendem que calções e havaianas?
Mas qual seria o mal disto, quem me vai atender é o senhor, não são os calções e as havaianas...

Enfim... tristezas!



Fiquem bem!

10 comentários:

mike disse...

Cesar, meu caro amigo. Por onde começar....
Eu sei que não sou a melhor pessoa para falar porque o meu único patrão até agora era o meu pai mas a verdade é que quase todos os trabalhos têm "dressing code", principalmente trabalhos de atendimento ao público! Perguntas tu qual é o mal de vir o senhor do banco em chinelos e havianas, eu sou totalmente contra! Há roupa para todo o tipo de ocasiões e calções e havianas é roupa para ir para a praia, não para estar a atender clientes num banco.
Estou bastante surpreendido com o teu post, uma vez que até para ir para a faculdade usas 193 cremes, 5 produtos diferentes para fazer o penteado e tens 46 variedades diferentes de perfume, já para não falar na roupa que é sempre de gama alta. Nunca te vi em calções e havianas na faculdade :P

Stay cool

I. disse...

Mais vale ter um incompetente de fato, ou um surfista e ser bem atendido e os problemas resolvidos? É lamentável que ainda se julgue alguém pelo que veste e não pelo que sabe e faz

César Filipe disse...

Pois, mas o senhor do banco tem as mesmas capacidades estando de fato e gravata ou estando de calções. Por exemplo, ainda no outro dia estive no banco a falar com a minha gestora de conta que estava toda formal, mas se estivesse de decote, mini-saia e saltos altos, de certeza que eu não ia ficar ofendido.
E por outro lado, acho que se puderes estar vestido como mais gostas consegues ter um rendimento melhor do que se estiveres com o dress code da empresa e com o qual não te sentes à vontade.

Isso dos 193 cremes, 5 produtos para o cabelo e 46 perfumes é mentira. Vá, para o cabelo são 4 mas não uso tudo ao mesmo tempo!!!

Em relação à roupa, a minha não é de gama alta e não ando de calções e havaianas porque não é o meu estilo, prefiro umas calças de ganga, uma camisa/t-shirt e umas sapatilhas, isto no verão!

César Filipe disse...

Também acho isso Aniri.
Claro que não vamos considerar roupa rasgada ou estilos mais estranhos!
lool

V disse...

Eu gosto mais de minis!

Mas é normal haver os "dress codes", claramente que neste caso é um bocado abuso, principalmente a cena da roupa interior ou sapatilhas!

É natural que um banco tenha determinadas filosofias, faz parte! É um negócio! No entanto isto é um serviço do estado! Quando vou à sede da câmara não fico ofendido se o sujeito que me esta a atender tem umas All Star ou se a recepcionista tem roupa interior escura!
Se querem incumbir estas coisas, metam-nos todos de igual e parece que entramos no MacDonald's! LOL

mike disse...

Se queres que te diga, eu até acho bem terem farda, nunca vi mal nenhum nisso.
Aniri, essa tua pergunta não faz qualquer sentido até porque há incompetentes em todo lado independentemente da forma como estão vestidos, por isso, não é por aí.

Ainda mais, numa época em que o desemprego está em alta e não se vislumbram melhorias, não gostas da politica da empresa, temos pena, há por aí muita gente que se está a cagar para a forma como estão vestidas, o que interessa é ganhar dinheiro.

Sei de um sitio em que a primeira coisa que advertiram foi para a roupa que se ia usar, e as recomendações não eram muito diferentes das da loja do cidadão.

Stay cool

I. disse...

Não faz sentido, mas há partida tu optas por alguém que está bem vestido, a alguém que se apresente de calçoes e chinelos sem saberes qual dos dois será mais capaz de executar um bom trabalho.
É por haver tanta gente que só está interessada em ganhar dinheiro, que se tem pessoas tão competentes a desempenhar as mais variadas funções

César Filipe disse...

A única vantagem dos dress codes é poder excluir o pessoal que usa All Star!!!

mike disse...

Eu não escolho uma pessoa para trabalhar com base naquilo que essa pessoa veste mas sim com base na sua competência para desempenhar a tarefa.
A verdade é que vivemos numa sociedade de consumo, e se não fosse essa sociedade não tinhamos sequer computadores e blogs para passarmos um bocado de tempo. Mas se achas esta sociedade em que vives assim tão podre podes sempre ir para voluntária num qualquer país de 3º mundo onde se valoriza algo mais que a roupa que a pessoa veste e reclamar menos sobre aquilo que tens.

Abrazzo

I. disse...

Eu não acho a sociedade em que vivemos "podre" nem nunca disse isso, por isso não te estou a perceber. E até agora reclamaste mais do que eu. Só acho ridículo qdo alguém diz que o que importa é ganhar dinheiro, não importa como. Sim a sociedade em que vivemos é de consumo, e não sou contra isso, desde que não seja desenfreado, e lá por ser a favor, não quer dizer que tenha falta de valores morais e éticos.
Se pudesse bem que iria fazer voluntariado, e sim digo se pudesse, porque o voluntariado não me alimenta ao final do mês.